Audtcepi

Notícias

Sobre Estradas e Encruzilhadas

Na estrada do viver existem infinitos caminhos, cada qual enveredando por uma nova estrada, que por sua vez se bifurca em inúmeras outras, e assim por diante. Temos que fazer nossas escolhas, e esquecer as que deixamos pra trás. Pensar no que teria sido se tivéssemos pego outro caminho não faz bem. Melhor escolher e seguir adiante! Embora, confesso, nem sempre é fácil escapar do que poderia ter sido e não foi. A este respeito, há uma frase do livro O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, que fala sobre escolhas. Ela diz o seguinte: “O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove”.

A questão é que somos coautores de nosso destino. Temos livre arbítrio para fazer nossas escolhas. E em todos os momentos de nossa vida, temos sempre que fazer escolhas. Que caminho tomar? O da direita ou o da esquerda? Muitas vezes fazemos escolhas erradas. Isto é normal. Pior é quando persistimos no erro mesmo depois de percebê-lo. Podemos mudar nosso rumo! Isso depende, na maioria das vezes, de nós mesmos! Porque depende da gente fazer mudanças na nossa rota! Todo dia é dia para mudar aquilo que não está legal, aquilo que está nos incomodando. Go West! Como na música do Pet Shop Boys! Go West! Mude seu caminho! Mude seus planos! Recomece do zero! Aprenda e ensine coisas novas! Mude seu ritmo de vida! Tome uma posição! Vá para o Oeste! E o Oeste aqui nada mais é do que aquilo que você precisa, a mudança que você almeja, o remédio para aquilo que está te matando, te sufocando, te fazendo murchar. Todo dia é dia para ir para o Oeste, se você não está satisfeito com o rumo de sua vida! Go West!

Porque é preciso entender que os caminhos que seguimos não são pavimentados com placas e indicadores. O caminho somos nós mesmos que fazemos! O destino somos nós mesmos que pavimentamos, através de nossas decisões, escolhas e atos. O que temos de concreto é que existem muitas encruzilhadas cruzando a estrada, e cada caminho escolhido leva a consequencias distintas. E isso tem o lado positivo! Essas encruzilhadas são a lembrança de que existe alguma coisa além do nosso cotidiano, de nossa vida comum. Elas representam o mistério, o desconhecido, o escape de uma existência banal. Boa parte de nossos sonhos começam ali, na curva de alguma estrada.

E qual caminho é o mais curto para nossa felicidade? Vou me arrepender do caminho escolhido? Não existe uma receita. Mas, repito, as encruzilhadas servem para mudarmos de caminhos, do caminho que não está legal. Do caminho que não mais nos serve. E sabem qual o propósito mais antigo de todos, o maior propósito de toda vida humana, aquele propósito que nos mantém no caminho, sejam quais forem os espinhos e a dureza da estrada? O dia de amanhã! A possibilidade de construirmos o dia de amanhã! A imprevisibilidade do dia de amanhã! É esta imprevisibilidade que nos faz ansiar por um novo dia, que nos faz suportar as dores sofridas, as perdas, os fardos, que nos faz querer pagar para ver! É esta imprevisibilidade que nos leva a acreditar sempre que uma hora pegaremos o caminho certo.

Sérgio Idelano

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *