Audtcepi

Notícias

E O QUE DIZER DE NÓS, AUDITORES?

Mês passado foi comemorado o dia do Auditor de Controle Externo, e nossa Associação abrilhantou o dia com uma bela homenagem que culminou em um almoço super good vibe, onde nos sentamos entre amigos e brindamos à vida e à nossa classe. Antes, houve uma sessão solene no plenário, onde sete auditores foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à Corte de Contas e à sociedade piauiense. Abro aspas para dizer que todos eles são merecedores por demais da homenagem e todos nos representam muito bem.

Eu nem precisaria falar nada aqui da nossa classe, já que nos discursos proferidos nossos colegas falaram, com muito mais maestria do que eu, sobre nossa classe e sobre nosso trabalho. A nossa classe, e eles deixaram isto bem claro, é fruto de uma luta diária travada pela sobrevivência e coroa mais do que uma missão e um trabalho: coroa um objetivo comum. Isto é o mais importante. Só quero acrescentar umas poucas coisas, quem sabe o meu olhar, ou o olhar visto do meu ângulo. Começo reiterando os colegas ao afirmar que, sem dúvida, juntos somos melhores! E é através do trabalho que nos valorizamos! É através do trabalho que justificamos nossa categoria. É nos atualizando, estudando e evoluindo que justificamos nossa categoria. É fazendo nossa parte que justificamos nossa categoria! É para isso que somos pagos! Ah, e precisamos ser humildes também! Precisamos ser honestos, com os outros e conosco! É esta matéria prima que anda faltando no mundo de hoje: honestidade! E cabe a nós produzir esta matéria prima! Produzir com sobra! Somos auditores! Fiscalizamos o dinheiro público! Temos a obrigação de sermos honestos! E, tal qual a mulher de César, de parecermos honestos também!

Já estou no TCE do Piauí há quase 30 anos e posso dizer que tenho e sempre tive muito orgulho de fazer parte desta categoria. Se eu pudesse extrair um ensinamento do alto desses anos todos aqui seria, em resumo, o seguinte: a vida é muito curta, o tempo que temos aqui no TCE é muito curto, tudo passa muito rápido! Já estou aqui há 29 anos! Vários presidentes já passaram nesse tempo, e tantos outros vão passar! O importante cargo que você ocupa hoje talvez não ocupará no próximo ano. Tudo é muito efêmero, todos sabemos disso. Devemos então fazer nossa parte no pouco tempo que temos. Por tudo o que representamos para esta Corte, por tudo o que representamos para nossa classe e para nossa sociedade, por tudo o que representamos para o nosso país! Temos que encerrar nossa missão, quando chegar a hora, saindo pela porta da frente, com a sensação do dever cumprido, deixando para o próximo colega, deixando para a população, deixando para o nosso país, uma estrada pavimentada, um rumo, um caminho, um norte! Este é nosso dever!

Nós somos a alma desta Corte! Somos responsáveis pelos colegas que nos antecederam e pelos colegas que ainda virão depois de nós! Temos uma vida em comum em nosso trabalho, com nossos colegas. Convivemos em nosso ambiente de trabalho, cruzando-nos pelos corredores, na cantina, em reuniões, em cursos e em confraternizações. O tempo passa, inexoravelmente. Acompanhamos os cabelos de alguns colegas ficarem grisalhos, acompanhamos alguns outros caírem (posso atestar isso), vimos algumas rugas aparecerem. Talvez nem percebamos, porque nos vemos todos os dias. Mas, olhando fotos antigas e compartilhando lembranças, vemos que o tempo passa, e passamos juntos com ele. Porém, independente da passagem do tempo, se fizermos nosso trabalho com dignidade não envelhecemos! Se fizermos nosso trabalho com dignidade somos imortais! Se fizermos nosso trabalho com dignidade renasceremos a cada novo colega que entra por estas portas, e que também estará escrevendo sua historia.

O tempo voa! Não há nada que possamos fazer quanto a isto! Mas enquanto os relógios batem apressadamente seus pêndulos nós podemos, sim, mudar o mundo, dentro da arena que nos foi confiada, dentro do campo que nos foi traçado, dentro das armas que nos foram ofertadas. Podemos mudar o mundo como auditores de controle externo! Podemos mudar o mundo com as armas que temos! Depende de cada um de nós! Depende de termos consciência do nosso papel na sociedade. Depende de nos valorizarmos e sermos do lado do bem, e este lado do bem é apartidário, este lado do bem é imparcial, este lado do bem paira sobre todas as bandeiras. Vida longa e próspera aos auditores de controle externo! Juntos somos mais fortes!

Sérgio Idelano

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Receba a nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *