Audtcepi

Notícias

Um desejo para o ano que se aproxima!

A música Drive, do The Cars, também eternizada pelo Scorpions, pode parecer simples e pueril. Mas ela é muito mais do que isso. Ela fala de presença! E ela também fala de solidão! Afinal a presença não é, muitas vezes, um futuro sentimento de solidão? Quem irá te dizer quando é tarde demais? Quem irá te dizer que as coisas não estão tão bem? Quem irá te levar pra casa esta noite? Quem irá te levantar quando tu caires? Quem irá atender quando tu ligares? Quem prestará atenção nos teus sonhos? Quem irá te segurar quando tu tremeres? Quem irá aparecer quando tu quebrares? Esta música fala não só de presença. Ela fala também sobre dar valor a quem está ao nosso lado hoje. Ela fala também sobre valorizar quem amamos. Ela fala também sobre demonstrar afeto e reconhecimento. Quem irá nos levar pra casa hoje? E amanhã? E amanhã?

E o que a música acima tem a ver com o ano que se aproxima? Para mim tudo. É o meu desejo a todos vocês. Escutem a música Drive e saberão o que quero dizer. Desejo a todos que tenham sempre ao lado alguém em quem confiar. Isto pode parecer pouca coisa, mas é tudo o que você precisa para este ano novo que vai começar. Que todos tenham uma pessoa em quem confiar! Podemos também tentar ser uma pessoa melhor para nós mesmos, e quem sabe para os outros, afinal a pessoa em quem confiar, que desejei a todos, precisa de uma contrapartida. Você precisa ser também a pessoa em quem alguém confie!

Temos mais um calendário pela frente. Um tempo de vida, até onde ela for! E a vida tem que ser vista com beleza, e não com mesquinhez, e não com pensamentos pequenos. É da vocação da vida a beleza, e cabe a nós enchê-la com este princípio! Que o ano-novo nos livre do infértil da ninharia, nos proteja da vaidade burra e nos livre da ânsia voraz. A vida não tem ensaio, mas tem novas chances! Viva as possibilidades eternas, e abaixo o estéril arrependimento e a duração inútil dos rancores. Um brinde ao que está sempre em nossas mãos (embora muitas vezes não enxerguemos): a vida inédita pela frente e a virgindade dos dias que virão! Feliz ano novo a todos, meus amigos! Que a força esteja com todos nós! Tudo isso que acabei de desejar a vocês neste parágrafo veio do belíssimo poema Libação, de Elisa Lucinda. Deixo o poema para vocês (juntamente com a música Drive), como presente de ano novo e de amizade:

“É da vocação da vida a beleza

e a nós cabe não diminuí-la, não roê-la

com nossos minúsculos gestos ratos

nossos fatos apinhados de pequenezas,

cabe a nós enchê-la, cheio que é o seu princípio

Todo vazio é grávido desse benevolente risco

todo presente é guarnecido do estado potencial de futuro

Peço ao ano novo

aos deuses do calendário

aos orixás das transformações:

nos livrem do infértil da ninharia

nos protejam da vaidade burra da vaidade “minha” desumana sozinha

Nos livrem da ânsia voraz

daquilo que ao nos aumentar nos amesquinha

A vida não tem ensaio

mas tem novas chances

Viva a burilação eterna, a possibilidade:

o esmeril dos dissabores!

Abaixo o estéril arrependimento

a duração inútil dos rancores

Um brinde ao que está sempre nas nossas mãos:

a vida inédita pela frente.

e a virgindade dos dias que virão”!

Sérgio Idelano

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *